quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Preconceito Racial Ou Preconceito Social?




Brasil, Um País de Todos! Será mesmo isso verdade, será que nosso belo Brasil é mesmo um país de todos? Pode ser, talvez seja de todos os corruptos, de todos os charlatões, de todos os ladrões e de todas as outras categorias de gente de má fama, só não é um país de todos os cidadãos, é evidente em nosso dia-a-dia que a lei não é mesma para todos, que as pessoas são tratadas de modo diferenciado, e são dessas diferenças que quero falar aqui.
Outro dia estava lendo os meus e-mails, quando abri uma mensagem que falava diretamente aos “nossos corações” era sobre a fome, ao lado do texto dos slides, tinha a fotografia de uns “negrinhos” esqueléticos, aquilo era chocante! Fiquei profundamente emocionado e resolvi encaminhar a mensagem para todos os meus contatos. Os dias se passaram, e certa feita estava eu em um “mercadinho” fazendo o que agente faz nos mercadinhos, ora! e vi uma senhora, aparentava ter uns quarenta anos, de cor branca e usava roupas bem desgastadas, bom esta senhora tentou comprar alguns alimentos necessários a sua sobrevivência, ao passar pelo caixa, a dita não tinha com que pagar e queria comprar “fiado”, o ‘moço’ do caixa não foi nada educado com a anciã, saiu aos berros com a mulher, que não teve tempo nem para se desculpar, tudo bem que o ‘rapaz’ não quisesse vender 'fiado', mas ele poderia ter sido no mínimo educado com aquela senhora que tinha o dobro da idade dele.
Depois desses dois acontecimentos, e sendo sabedor de que o preconceito aos negros no Brasil é fortíssimo, passei a me perguntar: o preconceito é realmente em relação a cor, ou as pessoas são discriminada e sofrem acepção por serem POBRES? E ai fiquei imaginando como o Ronaldinho, O “Gaúcho,” seria tratado se fosse ao supermercado com uma simples sandália e de “calção” e blusa ‘remendados’, não tenho dúvidas que o nosso astro seria posto pra fora sob os adjetivos de ladrão, ‘nego preto’ e outros adjetivos que só desqualificam a pessoas humana.
As pessoas, no Brasil, são tratadas de acordo com os bens que possuem, se você tem um mil, você só vale um mil. Houve uma escrava na história, Chica da Silva, a neguinha casou com um minerador bem sucedido, e nem precisou fazer como o Michael Jackson, os diamantes deixaram ela ‘branquinha’, ‘branquinha’, afinal quem não precisa dos favores de uma rica mineradora?
A história prova, o dia-a-dia prova que o preconceito advém das desigualdades sociais, aqui “ In Brazil” usamos outro nome, [ este é mais ‘invocado', sabe?]: “Discrepâncias Sociais” devido ser enorme a distância existente entre ricos e pobres.
Preconceito, palavra mesquinha, apenas o dinheiro faz “Os Sem Cérebros” excluí-la dos seus vocabulários e de seus corações.
O preconceito em nosso país, não é racial, é social.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Prezado Robério Carvalho, olá.
Grato por suas palavras sobre o que faço no EntreMentes.
Você está indo muito bem com o seu "Política & Negócios", mas tenho duas sugestões a lhe dar:
1) prefira parágrafos curtos;
2) organize uma relação dos blogs e websites de que você gosta na página principal de seu blog(facilita inclusive a navegação).
Qualquer postagem de EntreMentes e de Preblog podem ser republicados em seu blog, citando a fonte. Ou, o que é preferível, colocando link.
Se não souber como fazer isto, posso lhe dar uma explicação.
Um abraço.
Paulo Gurgel