terça-feira, 11 de novembro de 2008

Cooperativas de Produtores Rurais: Uma Saída Para Municípios Pobres


Como um simples observador de política, fico a observar as dificuldades que os municípios mais pobres de nossa nação enfrentam, falta-lhes tudo: dinheiro para empreender, mão de obra qualificada, boas condições de infra-estrutura, etc. faltam-lhes também gestores que tenham a preocupação de se indignar com as condições em que a maior parte das pessoas vive, muitas delas comendo somente duas refeições por dia.
O que me deixa estarrecido é o fato de que o político está ganhando para desempenhar um bom trabalho, os políticos são muito bem pagos para trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população, esse é o emprego deles, ora se no setor privado, você “relaxar” no trabalho, é certo que você vai para o “olho da rua”. Devia ser assim também no serviço público. Mas não é disso que eu quero tratar aqui.
O fato é que mesmo contando com a boa vontade de alguns políticos, ainda assim é difícil gerar renda em municípios pobres, pensando nisso o governo criou a SENAES – Secretária Nacional de Economia Sólida – “Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.” ( Fonte: MTE sitio) o objetivo da SENAES é criar ações inovadores no âmbito da geração de emprego e renda, procurando fortalecer cooperativas já organizadas e criando novas.
A iniciativa da SENAES já vem demonstrando grandes resultados em todo o Brasil (http://www.mte.gov.br/) provando que as cooperativas dão certo. Então por que não trabalhar e abraçar a idéia das cooperativas? Há municípios que são ricos em recursos hídricos, acredito ser solução para municípios “pobres” mas fartos em água, a formação de cooperativas de produtores rurais, sob a organização, liderança e apoio técnico das prefeituras, é claro. Nessas cooperativas devia-se ser incentivado o cultivo de:
-Cujucultura
-Mandiocultura
-apicultura
-artesanato; ( Associação de Mulheres, por exemplo )
-reciclagem ( reunir as pessoas que não se identificam com o trabalho agrícola )

E outras atividades agrícolas que alguns municípios tem condições de cultivar, como forma de escoar a produção poderia se criar uma espécie de “Bodega do Povo” onde seriam vendidos os alimentos cultivados pelas cooperativas, a própria prefeitura poderia comprar um pouco da produção e inseri-la na alimentação escolar, na alimentação dos servidores, as cooperativas poderiam vender seus produtos ao comércio local, e se de acordo com as possibilidades até mesmo exporta-lo.
As vezes fico a pensar que na verdade, falta uma coisa para que as cooperativas realmente tenham um efeito positivo, falta liderança, líderes fazem toda diferença, as cooperativas funcionam sim! Mesmo que não haja em algumas o sucesso esperado, mas no mínimo elas conseguem atender as necessidades mínimas da população, basta olhar as experiências de alguns municípios por ai, para ver que quando se quer se consegue.
Toda riqueza vem da terra – Assim diziam os fisiocratas!

Nenhum comentário: